10 Dicas para Turbinar Seus Estudos

Se você está na escola, preocupado com o ENEM ou até se preparando para um concurso, precisa fazer um bom plano de estudos que seja realmente eficiente.

Veja as dicas abaixo para entender como otimizar seu tempo e aprender melhor para conquistar seus objetivos!

mulher estudando
  1. Descubra de que modo você aprende mais fácil. Algumas pessoas aprendem quando leem, outras fazendo resumos, fazendo exercícios e simulados, assistindo vídeos ou explicando o tema para outra pessoa. A maioria de nós vai aprender melhor com uma combinação de 2 ou 3 desses métodos.
  2. Anote tudo, sempre! Anotar à mão faz parte do processo de aprendizagem, mesmo que depois você nem leia as anotações feitas, a memorização já foi facilitada.
  3. Tente o estudo em grupo, mas escolha pessoas focadas e que não perdem o foco facilmente.
  4. Faça resumos coloridos, isso ajuda o cérebro a lembrar o que foi escrito mais facilmente. Além disso, ter uma letra legível é essencial.
  5. Treine a sua memória com versos e músicas. Mesmo que isso pareça bobo, cantar uma música com a matéria ajuda a decorar fórmulas e datas. A melodia é aprendida por uma zona diferente do cérebro, e é por isso que você lembra de músicas que ouviu muitos anos atrás.
  6. Pratique o aprendizado realizando exercícios feitos por outra pessoa ou de várias fontes diferentes. Assim você aprende a pensar o conteúdo em vez de decorar a forma como o professor faz a pergunta.
  7. Durma pelo menos oito horas por dia. Dormir de 7 à 8h e até uma sesta de 20 min após o almoço efetivamente melhora a memória e o foco mental. Nada atrapalha mais os estudos do que estar com sono pois o cérebro não consegue se concentrar e aprender.
  8. Se alimente bem, com mais vegetais e carnes e menos carboidratos. Isso diminui o sono depois da refeição e aumenta o foco mental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *